O que fazer para evitar adormecer ao volante
Se costuma viajar de noite este problema decerto não lhe é estranho. O cansaço ao volante é um dos fatores mais comuns e perigosos na estrada.
Conduzir com sono não acontece exclusivamente à noite, a qualquer hora do dia o cansaço pode atacar e causar acidentes graves. À noite a probabilidade de adormecer ao volante é agravada pelas condições de iluminação e tráfego reduzido na estrada.
A condução noturna tem porém as suas vantagens. A estrada está mais livre e os faróis dos outros carros anunciam a sua aproximação antes de entrarem no campo de visão do condutor.
Todos os ocupantes do veículo devem estar atentos às armadilhas da estrada e aos primeiros sinais de cansaço do condutor.
Os primeiros sinais de cansaço são fácilmente reconhecíveis quer pelo próprio condutor quer pelos restantes passageiros, ora vejamos.
Alimentação
Não devemos comer em exagero antes de viagens longas, porque tal influi na moleza do nosso corpo e na possibilidade de o sono eclodir.
Saídas de ar:
Não dirija as saídas de ar diretamente para a cara ou para os olhos. Em vez disso centre o feixe de ar frio nos braços ou outras partes do corpo.
Música
A música pode a judar a mantê-lo acordado mas se for demasiado relaxante tem o efeito oposto. Falar com os restantes ocupantes do veículo é sempre melhor solução.
Paragens:
É o conselho ‘clássico’, parar com frequência ajuda o corpo a revigorar e a ‘combater’ o sono, ajudando-nos a ficar mais despertos.
Percurso:
Percursos tendencialmente monótonos, como de autoestrada, são mais propícios a que o sono possa aparecer; trajetos mais encadeados podem não ser tão agradáveis, mas vão obrigar-nos a estar mais despertos e atentos à condução, porque nos mantêm mais ‘entretidos’, logo mais concentrados, evitando assim a possibilidade do sono surgir.
Posição de condução:
Seguirmos muito confortáveis e relaxados nem sempre pode ser a melhor opção, porque pode ser a simbiose perfeita para amolecermos e adormecermos; por vezes colocarmos o corpo numa posição mais reta e mantermos uma postura mais hirta ajuda a não cedermos ao sono.
Velocidade:
Alternar a velocidade de circulação e, muitos vezes, proceder à troca de relações, obriga-nos a estar mais atentos e focados na condução, obrigando, assim, o cérebro a estar mais ativo.
Fonte: Motor 24, Como Fazer você mesmo
Voltar