5 Dicas para evitar pequenos toques no trânsito

Os pequenos toques são uma realidade constante da condução nas cidades. Mais ou cedo ou mais tarde, qualquer condutor vai estar envolvido num pequeno acidente do género, como causador ou como prejudicado. Como estes acidentes acontecem a baixa velocidade, geralmente não há vítimas nem lesões, mas os custos de arranjo de um para-choques ou da pintura de uma porta são mais elevados do que a gravidade do acidente parece implicar.

 
Embora pareçam inevitáveis (“não vi” é uma desculpa frequente), é possível reduzir a possibilidade de se envolver num pequeno toque e assim evitar uma reparação mais cara do que merece, ou um aumento do prémio do seguro. Geralmente, é uma questão de concentração, mas também um pouco de civismo.
 
Dica 1 - ESCOLHA O MOMENTO CERTO PARA MEXER NO RÁDIO
 
Evitar distrações é sempre importante, mas mesmo que tenha que ajustar um espelho, o banco, o volume do rádio ou o GPS, evite fazê-lo quando se aproxima de um cruzamento ou rotunda, quando está a circular perto do carro da frente.
 
Dica 2 - FACILITE A CIRCULAÇÃO DO TRÂNSITO
 
Mesmo que tenha prioridade definida pela lei, não há necessidade de ser impaciente. Se tiver oportunidade, permita a entrada de outros carros na sua fila de trânsito e mantenha uma distância de segura. Assim não é preciso duas pessoas estarem a disputar o mesmo espaço.
 
 
Dica 3 - NÃO SE ACOMODE COM UM PERCURSO FAMILIAR
 
Mesmo que faça regularmente o mesmo caminho e já se tenha familiarizado com o percurso, não perca a concentração pois nunca se sabe que outros carros vai encontrar no trânsito.
 
Dica 4 - USE OS ESPELHOS QUANDO ESTACIONAR
 
Espelhos retrovisores colocados corretamente ajudam a avaliar melhor a distância dos outros veículos estacionados e a observar os limites do seu carro. Assim pode evitar pequenos toques nos outros automóveis. Tome todo o tempo necessário para ajustar os espelhos antes da manobra de estacionamento. E nunca acelere bruscamente.
 
Dica 5 - ABRA A PORTA DO SEU CARRO LENTAMENTE 
 
Se estacionou em paralelo, evite abrir a porta do carro repentinamente para não acertar no carro do lado. Mesmo que tenha que dar um toque para poder sair da sua viatura, se o fizer lentamente não vai fazer riscos ou mossas. Tenha também cuidado com qualquer outro obstáculo, como barreiras de proteção, postes ou vegetação.
 
Fonte: Motor 24
 
 
 


Voltar